Postagens Populares

domingo, 10 de julho de 2011

Estamos perdendo pensadores

Porque afinal de nada adianta se ter muita coisa da vitrine e nada na dispensa. “De nada adiante ter enorme cultura, escolaridade, eloquência dialética e incontáveis diplomas se não usar da sua cultura para expandir o mundo das idéias, para exercer a cidadania e o humanismo, para ser um democrata das idéias, para trabalhar suas perdas e estímulos estressantes e para viver com dignidade seus invernos existenciais.”

Percebo nos alunos que estamos perdendo pensadores, indagadores, porque simplesmente os alunos não rebatem os professores, não criticam a informação passada, simplesmente reproduzem nas provas, não produzem idéias, não instigam sua criatividade, sua inventividade, a formação e construção de pensadores praticamente não existem mais. Nas escolas, onde se deveriam formar pensadores e indagadores está pura e simplesmente formando repetidores de informações. A educação de hoje está errada, está destruindo pensadores, está destruindo aos poucos aqueles que terão a missão de resolver os problemas que o homem de hoje está deixando como herança. Isso é uma afronta, uma afronta a inteligência. 

Para formar pensadores e engenheiros de idéias é necessário abrir o leque da mente e entender o funcionamento da mente para que possam fazer uma viagem existencial e desenvolver as funções mais importantes da inteligência. Exigir que todo mundo pense a mesma coisa é uma afronta a inteligência. As políticas aplicadas nas escolas maculam a criação de pensadores. É preciso ir alem do mundo das provas, as provas escolares não podem ser um fim em si mesmo: deve ser avaliado seu raciocínio esquemático, sua inventividade, o debate de idéias, a solidariedade, a construção das relações sociais. A educação está caindo em um abismo sem fim.

Nenhum comentário: