Postagens Populares

domingo, 3 de julho de 2011

Sumiço de líderes

Pensador original é aquele que emiti opiniões críticas sobre determinados assuntos, pensamentos novos, pensamentos exclusivos, pensamentos inéditos, da sua forma, do seu jeito, da sua visão é aquele que não plagia pensamentos alheios, que o produz. Um pensador original poderia mencionar o Dr. Augusto Cury mencionando a sua obra Inteligência Multifocal. Em que ele passou vários anos produzindo pensamentos originais a respeito da inteligência. Todos podem ser pensadores originais, porem uns meramente transcreve o conhecimento produzido por terceiros, chamo-os de repetidores de conhecimento.

Um líder inspirador é aquele que instiga sonhos, instiga à inteligência, a vontade de viver, a vontade de vencer, a vontade de tornar as coisas melhores e porque não tornar o mundo melhor, a vontade de vencer por méritos, eu mencionaria Martin Luther King, Sun Tzu e Ronaldo Fenômeno. Um líder banal é aquele que impõe ordens é um ditador, um autoritário, que lidera por poder, intimidando os liderados como o Muammar Kadafi e Adolf Hitler.

A explicação para o sumiço de líderes está na educação falha. Os pensadores e líderes estão sendo dizimados com a rotulação por notas que recebem nas escolas. Alunos bem formados com notas excelentes podem não desenvolver a mesma eficiência em lidar com as dificuldades da existência. É preciso ir além do mundo das provas, as provas escolares não pode ser um fim em si mesmo: deve ser avaliado seu raciocínio esquemático, sua inventividade, o debate de idéias, a solidariedade, a construção das relações sociais.

A educação de hoje está destruindo pensadores, está destruindo aos poucos aqueles que terão a missão de resolver os problemas que o homem de hoje está deixando como herança. Isso é uma afronta, uma afronta a inteligência. Serão lideres que não terão a capacidade de resolver os problemas. 

Isso indica que pressionar aos alunos a reproduzirem nas provas escolares exatamente o que aprenderam vai contra a dinâmica da construção de pensamentos, contra a dinâmica da criatividade e da produção do homo sapiens como pensador porque não da liberdade para que ele possa reconstruir, quer enquadrá-lo como um computador, o ser humano não é especialista em lembrar-se do passado é especialista ou pelo menos deveria ser em reconstruir e libertar o imaginário, desenvolver inventividade em produzir idéias como a capacidade de se colocar no lugar do outro a capacidade de pensar antes de reagir, a capacidade de ser altruísta. O mundo só irá para frente se o sistema educacional for totalmente reformulado.

Nenhum comentário: