Postagens Populares

domingo, 29 de maio de 2011

A educação está errada II

As provas avaliam por dados objetivos um ser humano que é subjetivo.

Exigir que todo mundo pense a mesma coisa é uma afronta a inteligência. As políticas aplicadas nas escolas maculam a criação de pensadores.

É preciso ir alem do mundo das provas, as provas escolares não pode ser um fim em si mesmo: deve ser avaliado seu raciocínio esquemático, sua inventividade, o debate de idéias, a solidariedade, a construção das relações sociais.

Há alunos tratados como deficientes mentais, como tendo uma mente inadequada, uma mente inferior até pejorativamente como mentes medíocres e são na verdade verdadeiros gênios. Todo ser humano tem um potencial intelectual para algumas genialidades.

É incrível como o ser humano não tem a capacidade de delimitar um coeficiente de inteligência e por sua hipocrisia ele diminui a capacidade intelectual de seus semelhantes, com "provas" que não estimulam o pensamento criativo, o pensamento multifocal, avaliando os seres por números e não por tentativas atingíveis de metas.

domingo, 22 de maio de 2011

A educação está errada

Não existe como resgatar a experiência na dimensão de todos os pensamentos que teve, porque o aluno está em um ambiente diferente, em um estado emocional diferente, está estudando, analisando, refletindo e o resgate não é uma lembrança, o resgate é uma interpretação reconstrutiva, as pessoas reconstroem o passado, são micro ou macro distintas.

Isso indica que pressionar aos alunos a reproduzirem nas provas escolares exatamente o que aprenderam vai contra a dinâmica da construção de pensamentos, contra a dinâmica da criatividade e da produção do homo sapiens como pensador porque não da liberdade para que ele possa reconstruir, quer enquadrá-lo como um computador, o ser humano não é especialista em lembrar-se do passado é especialista ou pelo menos deveria ser em reconstruir e libertar o imaginário, desenvolver inventividade em produzir idéias como a capacidade de se colocar no lugar do outro a capacidade de pensar antes de reagir.

Deveria ser isso utilizado no processo de educação, porem os professores dão milhares de informações para os alunos, eles registram no cérebro, os professores o pressionam para eles reproduzirem em sala de aula (nas provas) os alunos reproduzem as informações que são mais contextuais, mais lógicas como fatores matemáticos, leis e etc.

Se os professores pedissem para que eles resgatassem as experiências que tiveram, que envolve as funções mais importantes da inteligência, os alunos não vão conseguir se lembrar porque as variáveis do presente interferiram no processo de interpretação e consequentemente em toda a cadeia de produção de pensamentos.

Deve-se abrir o leque da mente no processo educacional e exigir muito mais do que a reprodução de dados. As provas escolares estão erradas, deve-se nas provas incentivar o raciocínio esquemático, a intuição criativa, a capacidade de produção de novas idéias, estimular a capacidade de pensar e isto está longe do que estão fazendo.

Alunos bem formados com notas excelentes podem não desenvolver a mesma eficiência em lidar com as dificuldades da existência, serão lideres que não terão a capacidade de resolver os problemas que o homem de hoje em dia está deixando como herança.

Para formar pensadores e engenheiros de idéias é necessário abrir o leque da mente e entender o funcionamento da mente para que possam fazer uma viagem existencial e desenvolver as funções mais importantes da inteligência.

sábado, 14 de maio de 2011

Dicas para viver bem com ELA



As mulheres precisam ser vistas. Um homem que não tira os olhos da tevê a noite inteira pode dar à companheira a impressão que não a ama mais.

Ao lidar com uma mulher irritada, não tente lhe oferecer soluções nem a contrarie. Apenas demonstre que a escuta.

Não se desespere quando sua parceira lhe der um conselho. As mulheres acham que trocar conselhos é uma forma de criar uma relação de confiança, não um sinal de fraqueza de uma das partes.

Em momentos de estresse, as mulheres falam sem pensar. Os homens agem sem pensar.

Para melhorar suas relações com as mulheres, fale mais. O silêncio masculino é considerado pelo sexo oposto como falta de interesse, esnobismo ou recusa em participar da conversa.

Durante uma conversa, as mulheres fazem contato físico de quatro a seis vezes mais do que os homens. Não interprete mal o significado disso.

As mulheres tendem a fazer rodeios e a entremear suas conversas com pequenas dicas sobre o que desejam. É o que chamamos de discurso indireto. Dessa forma, elas estabelecem laços com as pessoas e evitam ser agressivas e gerar desentendimentos.

Nunca peça a uma mulher que seja seu copiloto. A leitura de mapas está ligada à capacidade de orientação espacial, que é muito melhor nos indivíduos do sexo feminino. O senso de direção do homem é um vestígio de sua época de caçador.

Quando a mulher está infeliz no relacionamento, não consegue se concentrar no trabalho. Quando o homem está insatisfeito no trabalho, não consegue se concentrar no relacionamento.

Diga que ela é tudo para você. Para que uma mulher fique com vontade de fazer amor, ela precisa se sentir importante e amada.

Fonte: www.msn.com

sábado, 7 de maio de 2011

Piauí terra querida



"Quando falarem que o Piauí fica onde o vento faz a curva, diga que por isso nós temos as melhores condições para a prática de esportes à vela e para a geração de energia eólica do Brasil em nosso belo litoral.
 
Quando falarem que o Piauí é quente, diga que aqui o sol brilha mais, somos filhos do sol do equador, por isso temos luminosidade e calor ideais para a produção da rica fruticultura tropical.

Quando falarem que o Piauí é seco, diga que nós fomos abençoados com uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo; que temos o maior rio genuinamente nordestino o Rio Parnaíba, além de inúmeras barragens e lagoas que podem receber projetos de irrigação, piscicultura e lazer.

Quando falarem que no Piauí não tem petróleo, diga que nós já estamos na era da energia renovável, que fomos pioneiros no biodiesel a partir da plantação de mamona e temos potencial para ser um dos maiores produtores de combustíveis verdes do país.

Quando falarem que o litoral do Piauí é o menor do Brasil, diga que nós temos o único delta em mar aberto das Américas e praias paradisíacas, com águas quentes e sem poluição.

Quando falarem que o piauiense é um povo primitivo, encha o peito de orgulho e diga que nós somos o berço do homem americano cujas origens repousam nos sítios arqueológico da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato.
Quando falarem que a economia piauiense é pobre, diga que apesar da baixa renda per capita, nós somos tão ricos em oportunidades que o nosso crescimento está acima da média nacional.

Quando falarem que o Piauí tem problemas de saúde, diga que todos tem, mas a nossa medicina é referência para o norte-nordeste pela qualidade dos nossos médicos, pelo fácil acesso ao nosso pólo de saúde e que por isso brasileiros de diversas regiões do país vêm se tratar em nossa terra. E que aqui o tratamento começa com a nossa maneira de acolher e receber bem as pessoas.

Quando falarem que o povo do Piauí não tem conhecimento, diga que nós temos a melhor escola de ensino médio do Brasil o Instituto Dom Barreto e uma bem estruturada rede de ensino público e privado, onde inclusive, pode-se aprender melhor sobre o nosso estado, o Brasil e o mundo e, nem por isso são cobradas as mensalidades mais caras do país.
Quando falarem que o Piauí é improdutivo, diga que nós somos recordista nacional em produtividade de grãos; maior produtor brasileiro de cera de carnaúba, matéria-prima de larga aplicação industrial no mundo moderno; maior produtor nacional de mel de abelha (com a vantagem de que o nosso mel é de floração natural); que temos um dos maiores e melhores rebanhos caprinos do Brasil e tantas outras coisas que só conhecendo.

Aproveito para reforçar o convite para conhecer o nosso Estado, em especial a quente, bela e hospitaleira Teresina, capital da boa gente piauiense, também conhecida por ser  a capital do nordeste onde tem as mais belas mulheres, e proporcionalmente, a capital mais tranquila do Brasil."

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama x Obama - Estrategista Graduado em Administração x Advogado Cientista Político



É inconcebível adorar a morte de outro ser como muitos estão fazendo com Osama. Certo ele matou muita gente e isso e repulsivo e horroroso, só que os Estados Unidos mataram muito mais e são aplaudidos. Não foi Barack Obama o dito ganhador do Nobel da Paz, nada merecido, que matou Osama e sim o exercito Americano. Que ovação inconcebível. Só mais uma coisa, se for comparar o tanto de gente que os Americanos mataram com os que Osama Bin Laden matou, a diferença seria extraordinariamente a população do Japão.
 
"Por trás da figura barbuda e maltrapilha que impôs o medo a boa parte do mundo, Osama Bin Laden esconde um homem rico, filho de megaempresário e que estudou Administração em uma renomada universidade laica, a despeito do seu fundamentalismo religioso. Nascido na Arábia Saudita, o terrorista era o 17º dos 50 filhos de Mohammad Bin Laden, dono de um dos maiores impérios industriais do Oriente Médio."

Barack Obama é Graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Columbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard. Ficando gravado na história americana como primeiro afro-americano a ser presidente dos Estados Unidos da América, em uma votação de participação recorde e que mudou o tradicional mapa eleitoral americano.