As empresas que
objetivam fortalecimento e prosperidade no atual mercado precisam aprender a tratar
melhor seus consumidores; precisam entender que são seus consumidores que pagam
suas contas, o seu salário, que os consumidores são responsáveis pela sua
sobrevivência.
Sem os consumidores
a empresa não existe, não sobrevive, não respira. Estatística preocupante feita
em pesquisa mostra que mais de 50% das empresas abertas em Picos-PI não chegam
aos seus dois anos de vida, pois um consumidor que é tratado mal não volta àquela
empresa e faz o possível em 'propaganda' para outros colegas consumidores não
irem em “tal empresa”, o conhecido efeito dominó.
Deve ser por isso
que o número de consumidores 'online' não para de crescer e são muitos os motivos
para isso: vendedores que não sabem o que estão vendendo, não sabem para que o
produto serve, de que forma ele é utilizado e suas referências técnicas, vendedores
que tratam os consumidores com desdém, com grosseria, com indiferença e discriminação.
Foi constatada que um
cliente em visita há uma grande loja de departamentos em Picos-PI trajando
roupas casuais (short e blusa) para comprar um guarda-roupa e uma bicicleta à vista
não foi atendido. Em outro dia, na mesma semana e horário, tal consumidor foi
trajando roupa social, imediatamente “correram” três vendedores para atender.
Diante da situação, o mesmo consumidor pediu
para chamar o gerente e indagou: é assim que tratam seus consumidores? Com
discriminação?
Em pesquisa, também
ficou constatado que uma empresa, após abrir suas portas com filas de
consumidores “dobrando” as esquinas para comprar seus produtos, teve que fechar
suas portas em menos de um ano. O motivo foi que os clientes perceberam que a empresária
tratava seus consumidores de forma constrangedora e grosseira, tratava aos
gritos. Então, fica evidente que os consumidores querem ser e devem ser bem
tratados, pois a empresa só permeia no mercado com aceitação do cliente.
Ainda foi constatado
em pesquisa, que mais de 80% das empresas catalogadas não possui o Código de
Defesa do Consumidor disponível para consulta em seu estabelecimento. Muitos empresários dizem não saber da
obrigatoriedade por lei e outros acreditam na impunidade, apresentando como
justificativa o desinteresse dos consumidores perante a mesma.
De acordo com a
Lei 12.291/2010, todos os estabelecimentos comerciais do país são obrigados a
manter, para consulta dos clientes, pelo menos um exemplar do Código de Defesa do Consumidor. O descumprimento da norma resulta
em multa no valor de R$ 1.064,10.
A lei estende para
todo o país o que antes era aplicado apenas em alguns estados. Os
estabelecimentos comerciais devem fixar em local visível uma placa com a
seguinte informação: “Este estabelecimento possui exemplar do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, disponível para consulta”.
Portanto, fica
constatado que as empresas em Picos-PI precisam de treinamentos em
administração e consultorias técnicas como: atendimento ao público, treinamento
da equipe de vendas, capacitação em conduta ética-moral, bem como treinamentos
em direito do consumidor e pós venda.
Fica claro que o
cliente é o sangue da empresa, e deve ser tratado de maneira cortês e educada; deve-se
entender que os clientes são diferentes uns
dos outros. O que pode ser importante para um, pode não ser importante para o
outro. Além disso, cada pessoa tem um perfil comportamental diferente; alguns
podem ser mais racionais e outros mais emocionais; uns
podem ser mais rápidos para tomar decisões, outros mais lentos. O vendedor deve
adequar-se a cada um dos perfis de clientes para ter mais sucesso na venda e
não apenas “empurrar” qualquer produto e “torcer” para que o cliente compre.
Treinar a equipe é
fundamental para alavancar a empresa, pois uma equipe desqualificada é sinal de
empresário despreocupado com a sobrevivência de sua empresa e com seu
consequente “falecimento” perante o mercado concorrente.