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domingo, 19 de maio de 2013

Os bloquinhos amarelos mais famosos do mundo



Uma empresa que quer ser inovadora precisa gerar muitas ideias por um simples fato: nunca se sabe qual delas será bem-sucedida e há uma necessidade de gerenciar estas ideias para que elas não se percam. É ai que entra a necessidade da gestão do conhecimento em uma empresa. Um dos melhores exemplos disso é a história do surgimento do Post-it, o famoso bloquinho amarelo, de recados, criado pela 3M.

Em 1968, um dos cientistas da 3M trabalhava no centro de pesquisas da empresa em Minnesota, nos Estados Unidos. O objetivo era produzir um adesivo forte, com alto poder de aderência. Mas algo deu errado e o resultado foi um produto mais fraco, que aderia apenas levemente às superfícies, ou seja, a “cola não colava” conforme o propósito inicial da pesquisa. Para não perder totalmente o que havia produzido, esse pesquisador, Spencer Silver, espalhou a notícia pela companhia, em busca de alguém que se interessasse pelo invento. (Simantob, Lippi, 2003).

Enquanto isso, um químico da 3M chamado Art Fry participava do coral da igreja da cidade e deparava sempre com um incômodo problema: quando se sentava em sua cadeira no coro, percebia que as pequenas tiras de papel utilizadas para marcar os livros de cânticos sempre caiam no chão. Mas também sabia da dificuldade de fixá-Ias, pois qualquer tipo de cola ou adesivo existente danificaria a superfície do papel quando as tiras fossem removidas.
  • A Ideia - Fry lembrou-se então do adesivo de baixa intensidade desenvolvido pelo cientista da 3M e decidiu consultar o Dr. Silver para ver se aquilo serviria para a marcação dos livros. Em 1974, ele uniu os dois problemas e percebeu que criava ali um conceito totalmente inovador. Depois da criação de alguns protótipos e de aperfeiçoamentos do produto, surgiu a ideia de aproveitar o adesivo nos bloquinhos de recado. Para testar a aceitação do produto, Fry distribuiu esses blocos para as secretárias da 3M - com sucesso imediato.
Colocar o Post-it no mercado não foi tão simples. Os distribuidores consideravam o produto "tolo" e não percebiam seu conceito. Até que o vice-presidente de divisão Joe Ramey resolveu testar o produto diretamente com os usuários. Em 1978, uma campanha conhecida como "The Boise Blitz" espalhou amostras por todos os cantos.

O resultado foi simplesmente espetacular: mais de 90% das pessoas que receberam as amostras manifestaram a intenção de comprar o produto. Em 1980, o Post-it foi lançado nos Estados Unidos e, em cinco anos, tornou-se a maior descoberta da 3M depois da fita Durex, criada, então, há mais de 50 anos. Os blocos hoje são produzidos em mais de 25 tamanhos, cerca de 50 formatos (inclusive em papel reciclado) e 50 cores. Representam, atualmente, mais de US$ 400 milhões de faturamento mundial para a companhia.

Um século de inovações - A definição básica da 3M para inovação é simples e direta: "novas ideias mais ações que produzem resultados". Talvez por isso, centenas e centenas de concorrentes menores correm o tempo todo atrás de suas criações.

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