Postagens Populares

sábado, 26 de novembro de 2011

Afetividade na educação

A afetividade é um fator primordial no contexto educacional. Assim sendo, é notório enfatizar que a relação professor-aluno precisa está interligada ao afeto, uma vez que "não se pode falar de educação sem amor". Contudo, o profissional, deve levar em consideração que para acontecer à aprendizagem significativa na sala de aula, é preciso oportunizar momentos em que o aluno reflita, construa seus próprios valores sociais, sem angústias, tristezas e desmotivações.

Afetividade nada mais é do que dar a atenção necessária ao aluno que apresenta problema na turma, tentar entender um pouco mais sobre sua rotina, sua vida, tentar entender um pouco o porquê, muitas vezes, da sua agressividade, não se limitar somente no aprendizado, desviar por alguns minutos seu plano de aula e tentar, ao menos, entender aquele ser que muitas vezes grita, urge por socorro, por ajuda e não consegue fazê-lo de outra maneira a não ser demonstrá-lo através da agressividade.

Essa enormidade de turmas a ministrar, essa falta de tempo e grande quantidades de alunos em sala perde-se cada vez mais a afetividade, os educadores estão ficando quase desacreditados; na educação de hoje, vimos alunos no faz de conta, indo e voltando para escola, sem ter a responsabilidade de estudar. E não temos o comparecimento dos pais, mesmo sendo convocados, deixam muito a desejar.

Nenhum comentário: