Postagens Populares

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Marketing 3.0

Ame seus clientes e respeite seus concorrentes. Nos negócios, amar os clientes significa conquistar sua fidelidade, oferecendo-lhes valor e tocando suas emoções e seu espírito. A diferença entre emoção e razão é que a emoção leva às ações e a razão as conclusões. Trate seus clientes com amor e seus concorrentes com respeito.

Seja sensível a mudança e esteja pronto para se transformar. O ambiente de negócios é altamente dinâmico. O numero de concorrentes aumentará, sua inteligência também. O mesmo se aplica aos clientes. Se você for insensível a isso e não for capaz de prever a essas mudanças, sua empresa vai se tornar obsoleta e acabará morrendo. Quando os tempos mudarem, mude também.

Proteja seu nome, deixe claro quem você é. No marketing, a reputação da marca é tudo. Se dois produtos têm qualidade igual, as pessoas tenderão a comprar aquela cuja reputação da marca for melhor. Esclareça quais são seus valores e não abra mão deles.

Um cliente é diferente do outro, procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você. Esse é o principio da segmentação. Você não precisa atender a todos, mas faça questão de atender aqueles que estiverem mais prontos para comprar e se beneficiar da compra e do relacionamento. Concentre-se no segmento ao qual você pode proporcionar mais benefícios.

Ofereça sempre um bom pacote por um preço justo. Não devemos vender produtos ou serviços de baixa qualidade por um preço alto. O verdadeiro marketing é o marketing justo, em que o preço é adequado ao produto. Se tentarmos enganar as pessoas, oferecendo um produto de baixa qualidade como se fosse um produto de boa qualidade, nossos clientes nos abandonarão. Defina preços justos para refletir sua qualidade.

Esteja sempre disponível, divulgue as boas-novas. Não deixe que seus clientes tenham dificuldade de encontrá-lo. Na atual economia do conhecimento, o acesso a tecnologia da informação e a internet é essencial. Ajude seus futuros clientes a encontrá-lo.

Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros. Ao conquistar um cliente, mantenha com ele um bom relacionamento. Conheça-os pessoalmente, um por um, para ter noção exata de suas necessidades e desejos, preferências e comportamento. Considere seus clientes como se fossem seus clientes para o resto da vida.

Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços. As empresas de serviços não se limitam a hotéis e restaurantes. Em qualquer setor que atue, você precisa ter sempre o espírito de querer servir o cliente. Toda empresa é uma empresa de serviço, pois todo produto envolve um serviço.

Aperfeiçoe sempre seu processo de negocio em termos de qualidade, custo e entrega. A tarefa dos profissionais de marketing é melhorar sempre a qualidade, o custo e a entrega e seus processos de negócios. Não deixe de cumprir as promessas feitas aos clientes, fornecedores e parceiros de canal. Aprimore seus processos de negócios a cada dia.

Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final. Esse principio nos adverte a aprender, aprender e aprender continuamente. O conhecimento e a experiência acumulada determinarão sua decisão final. Os gerentes sábios consideram outros aspectos além do impacto financeiro de uma decisão.

É possível ser uma empresa centrada no ser humano e, ainda assim, ser lucrativa. A nova geração de consumidores está muito mais antenada com as questões e preocupações sociais. As empresas terão de se reinventar e realizar o mais rápido possível a transição dos limites antes seguros do marketing 1.0 e 2.0 para o novo mundo do marketing 3.0.

Nenhum comentário: