Postagens Populares

sábado, 7 de janeiro de 2012

Uma introdução logística


No meio empresarial brasileiro nunca se falou tanto em logística como agora. Muitos fatores explicam essa tendência, de um lado, a maior preocupação com os custos nas empresas, de outro, como decorrência da maior competição pelo mercado consumidor, a necessidade de garantir prazos de distribuição e oferecer um melhor nível de serviço de forma geral. Também a crescente internacionalização da economia, que leva à busca de condições de comercialização e de operação mais próximas das observadas no exterior.
Outros aspectos, tais como a maior diversificação dos produtos, o uso cada vez mais intensivo da informática, o esforço crescente de exportação de produtos manufaturados, tudo isso favorece o desenvolvimento das modernas técnicas de logística em nosso País.
Nos últimos anos, a economia mundial tem sofrido mudanças importantes. Fusões, aquisições e alianças estratégicas têm se multiplicado. Parte considerável destas mudanças relaciona-se com profundas alterações nos sistemas de valores de todos os segmentos industriais.
A busca da competitividade relaciona-se cada vez mais com a busca de um sistema, que vá além das fronteiras da empresa. Neste contexto, a administração logística ganha nova dimensão, envolvendo a integração de todas as atividades ao longo da cadeia de valores e do sistema de valores, das matérias-primas ao cliente final. Deixa de ter um enfoque operacional para adquirir um caráter estratégico.

Nenhum comentário: