Postagens Populares

domingo, 22 de maio de 2011

A educação está errada

Não existe como resgatar a experiência na dimensão de todos os pensamentos que teve, porque o aluno está em um ambiente diferente, em um estado emocional diferente, está estudando, analisando, refletindo e o resgate não é uma lembrança, o resgate é uma interpretação reconstrutiva, as pessoas reconstroem o passado, são micro ou macro distintas.

Isso indica que pressionar aos alunos a reproduzirem nas provas escolares exatamente o que aprenderam vai contra a dinâmica da construção de pensamentos, contra a dinâmica da criatividade e da produção do homo sapiens como pensador porque não da liberdade para que ele possa reconstruir, quer enquadrá-lo como um computador, o ser humano não é especialista em lembrar-se do passado é especialista ou pelo menos deveria ser em reconstruir e libertar o imaginário, desenvolver inventividade em produzir idéias como a capacidade de se colocar no lugar do outro a capacidade de pensar antes de reagir.

Deveria ser isso utilizado no processo de educação, porem os professores dão milhares de informações para os alunos, eles registram no cérebro, os professores o pressionam para eles reproduzirem em sala de aula (nas provas) os alunos reproduzem as informações que são mais contextuais, mais lógicas como fatores matemáticos, leis e etc.

Se os professores pedissem para que eles resgatassem as experiências que tiveram, que envolve as funções mais importantes da inteligência, os alunos não vão conseguir se lembrar porque as variáveis do presente interferiram no processo de interpretação e consequentemente em toda a cadeia de produção de pensamentos.

Deve-se abrir o leque da mente no processo educacional e exigir muito mais do que a reprodução de dados. As provas escolares estão erradas, deve-se nas provas incentivar o raciocínio esquemático, a intuição criativa, a capacidade de produção de novas idéias, estimular a capacidade de pensar e isto está longe do que estão fazendo.

Alunos bem formados com notas excelentes podem não desenvolver a mesma eficiência em lidar com as dificuldades da existência, serão lideres que não terão a capacidade de resolver os problemas que o homem de hoje em dia está deixando como herança.

Para formar pensadores e engenheiros de idéias é necessário abrir o leque da mente e entender o funcionamento da mente para que possam fazer uma viagem existencial e desenvolver as funções mais importantes da inteligência.

Nenhum comentário: