Postagens Populares

sábado, 11 de junho de 2011

Q.I. Quociente de Inteligência?


Não, não, diria um limitador cognitivo, QI não passa de uma balela sem precedentes, com todo respeito claro ao estudioso que a desenvolveu. Mas notas são apenas números, são apenas taxações, são na verdade limitações, o que realmente importa é a sua capacidade de argumentação, o seu poder crítico diante dos fatos, o seu poder de produzir conhecimento inteligente.

As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. Rotulações na maioria das vezes são atos discriminatórios. Porém reitero dizendo que a educação não é o número de anos passados na escola, educação não é o número de certificados que um ser possui, educação não é a nota quantitativa que um aluno recebe de um professor. 

Educação é tudo que aperfeiçoa a capacidade das pessoas, educação e tudo que aperfeiçoa o discernimento argumentativo crítico de um ser humano. E isto está sendo dizimado com a rotulação por notas que os alunos recebem nas escolas. A velocidade de mutação do pensamento dos seres humanos é extraordinariamente espantosa e não se pode tentar mensurar isso por números.
 Alunos bem formados com notas excelentes podem não desenvolver a mesma eficiência em lidar com as dificuldades da existência. É preciso ir alem do mundo das provas, as provas escolares não pode ser um fim em si mesmo: deve ser avaliado seu raciocínio esquemático, sua inventividade, o debate de idéias, a solidariedade, a construção das relações sociais.




     O ALUNO NOTA ZERO E TÃO INTELIGENTE OU MAIS QUANTO O TACHADO NOTA 10.


Nenhum comentário: