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domingo, 26 de junho de 2011

Conhecimento sem face

Nunca se diplome na vida, há sempre o que aprender com alguém. As mais ricas experiências nascem no solo da auto-estima, quando a vida é exaltada e não depreciada. Nunca diminua os participantes quando idéias não forem aceitas ou não forem brilhantes. Alguns segundos de rejeição podem bloqueá-los para sempre. O mais importante não é a doença do doente, mais o doente da doença. Quem ainda não ficou assombrado com sua capacidade de pensar, é provável que nunca tenha valorizado sua vida profundamente.

Os professores deveriam promover a educação participativa e os alunos deveriam deixar de serem espectadores passivos, a passividade esmaga a liberdade e o espírito empreendedor. Ser excelente não é ter notas altas, mas aprender a pensar.

É um risco ouvir excessivamente e falar muito pouco. A educação da emoção passa por uma educação que dialoga. Onde professores provocam os alunos a pensarem gerando pergunta criativas. A arte da pergunta estimula a dúvida, a arte da dúvida faz pensar. Quem pergunta pouco, duvida pouco, pensa pouco e represa muito suas emoções. O perigoso é saber dar respostas na prova, sem saber como dar respostas na vida. A arte da pergunta promove a educação da emoção.

Os professores devem ser excelentes contadores de história. Estimularem a emoção dos alunos. Platão preconiza que o conhecimento deveria ser transmitido com deleite. Contar histórias é uma forma excepcional de dar sabor ao conhecimento. Informações transmitidas com emoção, aventura ou prazer são registrados de maneira privilegiada na memória. Educar deveria ser a mais séria brincadeira da sociedade. Seja inventivo ao contar historias.

Conhecimento sem face não educa. Conhecimento sem história, sem vida, prejudica a inteligência dos alunos. Reconstruir a face do conhecimento estimula a paixão pelo mundo das idéias, refina a educação da emoção. Isto significa contar historia sintética dos cientistas que produzem o conhecimento. Reconstruir o clima emocional que eles viveram enquanto os produziram, relatar as ansiedades e dificuldades que tiveram. Ao verem que o conhecimento foi produzido com arte, aventura e paixão, tornar-se-ão pensadores.

Adquirir o conhecimento é mais importante do que a comodidade, porque é o conhecimento de hoje que traz a comodidade de amanhã. Criticar sem valorizar trava a inteligência, bloqueia a capacidade de pensar e obstrui a criatividade. O mais importante é saber dar resposta na vida do que resposta em uma prova.

Não é possível educar a emoção se o mundo dos professores e alunos não se fundirem. Os professores deveriam cruzar suas histórias com a dos alunos, não ter medo de falar de si, de suas experiências, dificuldades, metas e sonhos. O mundo só irá em frente e para frente se a educação for completamente reformulada, reavaliada, porque se deve reavaliar a educação e não os educandos.

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