Postagens Populares

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Onde estão os sonhos dos jovens?

Que tipo de educação estamos propondo e que tipo de juventude estamos formando? Hoje temos uma juventude depressiva, farmacodependente e violenta. Os jovens não conhecem a si mesmos.

A educação de hoje desprepara os alunos para lidarem com os fracassos, decepções, desafios e confrontos. O sistema social tornou os jovens passivos, roubou-lhes a identidade. Não criticam o veneno do consumismo, a paranóia da estética e o prazer imediato. O futuro é pouco importante. Não têm uma grande causa para lutar. Os pais e professores deveriam ser vendedores de sonhos e fazerem dos jovens pessoas intelectualmente livres e emocionalmente brilhantes. 

A sociedade moderna é superficial, aborta a arte de ouvir e dialogar. As pessoas vivem maquiadas sem maquiagem. Vivemos na verdade embebidos em máscaras sociais. O sistema de hoje destrói a capacidade de sonhar do jovem, então, quem solucionará os problemas que o homem de hoje deixa como herança? Os nossos jovens? Dificilmente não, hoje, eles não são preparados para isso, tão logo o mundo viverá em um caos. Em um caos de brigas, em um caos de guerra, em um caos social, em um caos na verdade intelectual. Desculpe pelo erro caro leitor, é que as vezes me empolgo, é verdade, o mundo já vive esse caos.

Os jovens de ontem sonhavam com um mundo melhor, um mundo de conquistas, um mundo de realizações e os de hoje? Os de hoje, na verdade não sabem o que é sonhar.

Os jovens de hoje não conseguem transpor a paranóia da estética, do consumismo, do prazer imediato, não conseguem postergar o prazer para alcançarem um objetivo maior, para na verdade, realizarem os sonhos que eles hoje não têm mais.

As pessoas que nos dão mais trabalho na maioria das vezes, são as que nos dão as maiores alegrias no futuro. Então, papai, mamãe e professor, sonhem e instiguem isso em seus filhos e alunos.

Plante sementes, colha com paciência, pois esse é o único investimento que jamais se perde. Você sempre ganhará experiência, paz interior e consciência de que fez o melhor.

Seja a diferença que você quer ver no mundo, seja diferente, faça a diferença!

Nenhum comentário: